5 dicas fundamentais de fotografia.

Se você faz parte do grupo de pessoas que gostam de se divertir com fotografia, mas ainda não conhece muito o assunto ou nunca experimentou esses truques, nós temos algumas dicas bem legais.

© Piktiz - Rappi - São Paulo 🇧🇷

Ana Alves.

3 mins.

Fotografia não é uma tarefa simples, especialmente quando você está começando. Tente fazer uma sessão com os pratos de comida, e se você não tiver certeza de como tirar as melhores fotos possíveis dos seus produtos, aqui estão 5 dicas fundamentais para ajudá-lo.

Pense no formato em que elas serão exibidas


Você precisa considerar o formato em que eles serão exibidos. Algumas pessoas gostam de imprimir fotos em casa, e outras preferem fotos apenas para postar nas suas redes sociais. O tamanho da foto final também é importante; você não quer que ela se perca em sua moldura, no seu catálogo ou no feed.

Portanto, tenha isto em mente ao tirar fotos e pense em como elas serão vistas por outros.

Cuidado com a distorção


A distorção é causada pelas lentes de uma câmera. Ao tirar uma foto de um prato redondo, por exemplo, seu formato pode ficar comprometido e vai gerar um incômodo a quem está olhando, porque acaba deformando-o.

Para evitar essas distorções na sua câmera basta centralizar o seu objeto e usar os modos manual ou automático para tirar boas fotos sempre que necessário!

Experimente o modo manual.


O modo manual permite que você controle todos os parâmetros de sua câmera. Esta é uma boa opção para fotógrafos mais experientes que sabem como usar seu equipamento e querem tirar o máximo proveito dele. O modo manual permite que você altere ajustes tais como velocidade do obturador, abertura, ISO e equilíbrio de branco manualmente a fim de alcançar o resultado desejado.

Para alterar estas configurações, comece pressionando "M" no menu de sua câmera (ou se tiver um: procure um botão giratório que geralmente está na parte de cima, e gire-o até a letra "M"). Em seguida, configure as funções, ajustando a velocidade, a abertura e o ISO. Finalmente, centralize seu objeto no quadro e tire a foto! Teste também os ângulos: se afaste, chegue mais perto, fotografe em ângulo. Esse é o momento da criatividade.

Minimize o movimento e a distração dos objetos de fundo.


A utilização de um tripé é essencial para minimizar o movimento do sujeito e deixá-lo firme na sua posição. O tripé permite que você utilize acessórios como flashes, rebatedores de luz, etc., que é essencial para conseguir uma boa fotografia.

Foco no objetivo principal. Evite o uso de objetos de fundo que possam causar distrações no seu resultado final ou atrapalhar o foco do cliente em si mesmo. Por exemplo: um prato em uma toalha de mesa xadrez vermelha, com um copo na frente, talheres, temperos etc., são detalhes que podem acabar prejudicando sua imagem final e gerando prejuízo nas vendas.

Invista em uma boa edição


É crucial investir em um bom software de edição. Você pode editar suas fotos com muitos programas gratuitos, mas se você realmente quiser fazer suas imagens se destacarem, vale a pena encontrar um programa de edição que permita personalizar coisas como equilíbrio de cores, contraste e exposição.

O programa Adobe Lightroom é usado há anos por muitos fotógrafos e é fácil fazer edições simples como ajustar a exposição, cores ou adicionar efeitos.

Se você está apenas começando com a edição de fotos, experimente Snapseed - é um dos programas mais fáceis para celular e tem alguns tutoriais ótimos em seu site também!

Conclusão


Se você faz parte do grupo de pessoas que gostam de se divertir com fotografia, mas ainda não conhece muito o assunto ou nunca experimentou esses truques básicos, nós temos algumas dicas bem legais para você. Essas dicas servem para pessoas que estão começando e precisam aprender como tirar melhores fotos.

Caso você queira contratar um serviço profissional que resolva todos esses problemas enquanto você foca nas vendas, a Piktiz tem a solução. Entre em contato pelo nosso site e agende uma sessão de fotos com um de nossos profissionais.