Fotógrafos de sucesso na história da fotografia.

Seguindo nosso elenco de fotógrafos com grandes nomes na história, nesse blogpost vamos falar do fotógrafo e editor Jason Fulford..

Piktiz

Gabrielle Haiek.

3 minutos.

 “Quando uma pessoa olha para uma fotografia que você tirou, ela sempre pensará nela mesma”

  • Jason Fulford

O fotógrafo, editor e educador Jason Fulford nasceu no bairro do Brooklin, Nova Iorque em 1973, o seu sucesso deve-se aos seus livros publicados, como:

  • Sunbird (2000)
  • Crushed (2003)
  • Raising Frogs For $$$ (2006)

Jason divulga suas fotos para o público com algumas peculiaridades, seu modo de compartilhar seu trabalho através dos livros que publica. As pessoas geralmente compram um livro esperando uma história escrita, os livros dele possuem histórias, mas são contadas por meio de suas fotos, além de suas obras já terem sido publicadas em diversos jornais significativos, como o The New York Times.

Para Jason, as fotografias são um jogo no qual os jogadores se baseiam em sua própria história pessoal para dar sentido as pistas que lhe são oferecidas. As fotografias não possuem um significado fixo.

“Uma fotografia é semelhante ao teste psicológico do borrão de tinta, porque assim que interpretamos os aspectos literais da imagem, entramos em uma leitura muito mais pessoal. Essa segunda leitura baseia-se em elementos como nossas memórias, experiências pessoais, gostos e formação cultural. Em outras palavras, a primeira leitura baseia-se no que a fotografia nos impõe e a segunda baseia- se no que impomos a fotografia.”, diz Fulford.

Para ele, todos são diferentes e a leitura que fazemos sobre as fotografias é imprevisível e inteiramente fora do controle do fotógrafo, é isso que faz as fotografias ganharem vida.

Em 2014, o fotografo conquistou o prêmio: Bolsa Guggenheim da John Simon Guggenheim Memorial Foundation, este prêmio é reconhecimento que o artista consegue publicar um trabalho excepcional em alguns nichos específicos, como de ciências naturais, humanitárias, artes criativas.