Dicas sobre ângulos na foto de gastronomia.

Luz bonita, adereços incríveis e um prato bem estilizado são o padrão para imagens de comida de dar água na boca, mas como você compõe esses elementos eleva o que pode ser uma foto comum a uma história gastronômica..

© Piktiz - Rappi - São Paulo 🇧🇷

Ana Mikaela.

2 mins.

Luz bonita, adereços incríveis e um prato bem estilizado são o padrão para imagens de comida de dar água na boca, mas como você compõe esses elementos eleva o que pode ser uma foto comum a uma história gastronômica.Além da iluminação e equipamentos, você também precisa pensar no ângulo da sua foto

Primeiro, o que é o ângulo?

 Na matemática, o ângulo refere ao valor da inclinação entre dois segmentos de reta. No audiovisual, essa definição é bem próxima no que diz respeito a inclinação. Aqui, o ângulo define o nivelamento da câmera na cena.
 

Você tem 3 opções.

Os ângulos mais comuns para foto de culinária são os 0-45º e 90º. Manter a câmera consistentemente nesses dois ângulos impede que você tente usar um ângulo de câmera enigmático para adicionar "criatividade" à sua imagem de comida. A criatividade deve vir do que você coloca dentro do quadro, e não do próprio quadro.

  • O 0-45˚ é o mais versátil dos dois ângulos de câmera para fotografia de alimentos. Passa um olhar mais descritivo e natural da comida.  É a visão que uma pessoa normalmente obtém quando está sentado em uma mesa, é com o que o espectador se sente confortável e, portanto, será mais receptivo a esse tipo de ângulo.

  • O ângulo de 90˚ é gráfico, atraente e único. Não é o que o espectador está acostumado e, portanto, se bem feito, imediatamente chama sua atenção. Tente criar uma composição de fotografia de alimentos com formas contrastantes, como alimentos circulares em pratos quadrados. Ou tente repetir formas, as possibilidades são infinitas. As linhas diagonais e paralelas fornecerão à imagem a quantidade de ação necessária. Para o ângulo de câmera de 90º, recomenda-se a abertura do diafragma entre f/8 e f/16. Isso vai te dar a certeza de que tudo está em foco, do topo do alimento à mesa, dando-lhe mais este olhar gráfico.

  • O ou ângulo frontal e Ângulo baixo: A visão de frente ou às vezes até um pouco de baixo para cima pode fazer com que o assunto da cena pareça maior, dando ideia de grandiosidade. Na culinária se utiliza com alimentos que tenham camadas, com alimentos “altos”, como hambúrgueres ou pilhas de panquecas. A altura de um prato se destaca. Ângulo baixo é uma variação do disparo frontal. A única diferença é que você deve ir um pouco mais baixo do que o prato que está fotografando.

O seu prato pode ser delicioso e com ingredientes de primeira qualidade, mas se a foto que você publica é borrada, com uma iluminação estranha, torta e sem cores vibrantes, ninguém vai se interessar em provar a sua comida. 

É por isso que pensamos em tudo para te ajudar a alavancar suas vendas por meio de sessões de fotos agendadas nos melhores dias e horários pra você. 

Hoje a Piktiz atua em mais de 7 países e nós temos o profissional ideal para te atender e sanar suas dúvidas e problemas.