Checklist da foto perfeita.

Neste artigo vamos falar um pouco dos principais requisitos para transformar a sua foto, de uma foto amadora e ruim, para uma foto que realce de verdade as qualidades do seu produto..

© Piktiz - Rappi - São Paulo 🇧🇷

Ana Alves.

2 mins.

O primeiro ponto importante que você precisa analisar parece fácil, mas às vezes não é: o seu produto. 
O que você está vendendo? Qual sensação você quer passar? Em que ambiente o seu produto se encaixa melhor? Hoje em dia, apenas mostrar algo sem profundidade já não é o suficiente. Você precisa vender uma experiência.

Prefira fotos coloridas ao invés de fotos em preto e branco. Isso fará com que as suas fotos pareçam mais convidativas! Mas cuidado: as cores devem estar no seu produto. Falaremos mais sobre isso em breve.

A luz natural é sua aliada! Pode ser muito complicado lidar com o flash artificial, por isso, use e abuse da luz natural. Prefira os horários da manhã, até por volta das 11h, ou no fim da tarde. Isso porque a luz muito forte pode atrapalhar, gerando sombras escuras demais e desvalorizando o seu produto. A luz suave vai criar sombras e texturas agradáveis ao olhar.

Lembra que comentamos sobre as cores na imagem? Pois bem, a foto colorida ajuda muito a ter uma imagem mais convidativa do seu produto, porém, a cor pode atrapalhar se você usar fundos muito fortes ou com muita informação. Utilize fundos neutros, sem muitos objetos e principalmente sem cores fortes, porque isso pode desviar a atenção e não queremos isso, correto? Toda a atenção deve estar no seu produto fotografado, não no pano de mesa xadrez vermelho, ou na parede verde neon atrás.

Se mantenha em uma distância adequada do objeto que está sendo fotografado. Nem muito longe, de forma que não dê pra ver ou entender direito, mas também não muito próximo, que seja desconfortável ou confuso. Só faça foto de detalhes se esses detalhes forem relevantes e importantes para o seu cliente concluir a compra. 

Depois de compor a cena, posicionar o seu produto e verificar a iluminação, você precisa pensar no formato. Essas fotos vão ser utilizadas em qual plataforma, digital, física, ou ambas? Com essa informação você vai saber se a sua foto precisa ser vertical ou horizontal. Ou mesmo nos dois formatos, por exemplo. Não fique só com o “se precisar, eu recorto depois”. Fotografe já no formato ideal. O mais comum é o formato horizontal.

Com essas dicas eu tenho certeza que seu conteúdo vai melhorar muito, e assim, alavancar suas vendas. Para inspirá-lo, veja no nosso instagram alguns excelentes exemplos de fotos de restaurantes e pratos que inegavelmente fazem com que os espectadores queiram reservar uma mesa e experimentar o restaurante. 


Pesquise por @piktiz no instagram.