Checklist da foto perfeita.

Neste artigo vamos falar um pouco dos principais requisitos para transformar a sua foto, de uma foto amadora e ruim, para uma foto que realce de verdade as qualidades do seu produto..

¬© Piktiz - Rappi - S√£o Paulo ūüáßūüá∑

Ana Alves.

2 mins.

O primeiro ponto importante que você precisa analisar parece fácil, mas às vezes não é: o seu produto. 
O que você está vendendo? Qual sensação você quer passar? Em que ambiente o seu produto se encaixa melhor? Hoje em dia, apenas mostrar algo sem profundidade já não é o suficiente. Você precisa vender uma experiência.

Prefira fotos coloridas ao invés de fotos em preto e branco. Isso fará com que as suas fotos pareçam mais convidativas! Mas cuidado: as cores devem estar no seu produto. Falaremos mais sobre isso em breve.

A luz natural é sua aliada! Pode ser muito complicado lidar com o flash artificial, por isso, use e abuse da luz natural. Prefira os horários da manhã, até por volta das 11h, ou no fim da tarde. Isso porque a luz muito forte pode atrapalhar, gerando sombras escuras demais e desvalorizando o seu produto. A luz suave vai criar sombras e texturas agradáveis ao olhar.

Lembra que comentamos sobre as cores na imagem? Pois bem, a foto colorida ajuda muito a ter uma imagem mais convidativa do seu produto, porém, a cor pode atrapalhar se você usar fundos muito fortes ou com muita informação. Utilize fundos neutros, sem muitos objetos e principalmente sem cores fortes, porque isso pode desviar a atenção e não queremos isso, correto? Toda a atenção deve estar no seu produto fotografado, não no pano de mesa xadrez vermelho, ou na parede verde neon atrás.

Se mantenha em uma dist√Ęncia adequada do objeto que est√° sendo fotografado. Nem muito longe, de forma que n√£o d√™ pra ver ou entender direito, mas tamb√©m n√£o muito pr√≥ximo, que seja desconfort√°vel ou confuso. S√≥ fa√ßa foto de detalhes se esses detalhes forem relevantes e importantes para o seu cliente concluir a compra.¬†

Depois de compor a cena, posicionar o seu produto e verificar a ilumina√ß√£o, voc√™ precisa pensar no formato. Essas fotos v√£o ser utilizadas em qual plataforma, digital, f√≠sica, ou ambas? Com essa informa√ß√£o voc√™ vai saber se a sua foto precisa ser vertical ou horizontal. Ou mesmo nos dois formatos, por exemplo. N√£o fique s√≥ com o ‚Äúse precisar, eu recorto depois‚ÄĚ. Fotografe j√° no formato ideal. O mais comum √© o formato horizontal.

Com essas dicas eu tenho certeza que seu conte√ļdo vai melhorar muito, e assim, alavancar suas vendas. Para inspir√°-lo, veja no nosso instagram alguns excelentes exemplos de fotos de restaurantes e pratos que inegavelmente fazem com que os espectadores queiram reservar uma mesa e experimentar o restaurante.¬†


Pesquise por @piktiz no instagram.